domingo, 17 de junho de 2007

Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural


Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural: Práticas e Perspectivas será realizado de 27 a 29 de junho, em Brasília. Enquanto os preparativos acontecem, o Ministério da Cultura (MinC) promove, a partir do dia 16 de maio, um Fórum Virtual e, no dia 13 de junho, se iniciarão quatro oficinas prévias sobre os temas: Economia da Cultura, Conhecimentos Tradicionais, Cultura Digital e Propriedade Intelectual. O objetivo é mapear, ouvir e conectar especialistas e atores sociais, para discutir os temas, induzir uma rede autônoma e contribuir também para a preparação do Seminário.


O Fórum Virtual disponibiliza textos preparados pelos curadores das oficinas para comentários e provocações, por meio de blogs constantemente atualizados por um moderador. As oficinas prévias terão como curadores especialistas e atores sociais que possuem envolvimento local, influência regional, projeção nacional e que pautam a esfera pública internacional. As discussões serão realizadas no auditório do Interlegis, localizado no Senado Federal, mas podem ser acompanhadas também em pontos de teleconferência que serão instalados em algumas cidades do País, no Chile e na Argentina, que permitirão a participação no debate. Outra possibilidade é acompanhar o evento pela internet, na propria pagina do Minc.


Programação das Oficinas:


Oficina 1: Economia da Cultura


Esta oficina discutirá, no dia 13 de junho, das 14h às 18h, a relação com as indústrias culturais, as condições políticas para se atingir um equilíbrio entre acesso e proteção das economias da cultura, além da abrangência do conceito de atividades, bens e serviços culturais. O curador será o antropólogo George Yúdice, da New York University, e a moderadora Lala Deheinzelin, do Instituto Pensarte.
Blog: http://economiadacultura.blogspot.com.


Oficina 2: Conhecimentos Tradicionais


No dia 14 de junho, de 9h às 12h, a oficina terá como curador o antropólogo José de Jorge Carvalho, do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB). Serão debatidos o princípio da abertura e equilíbrio, o direito ao acesso, a participação da sociedade civil na promoção dos conhecimentos tradicionais e conceitos como: expressões culturais, interculturalidade e diversidade lingüística. A moderadora do debate será Marcela Bertelli, da DUO Informação e Cultura.
Blog: www.conhecimentostradicionais.blogspot.com.


Oficina 3: Cultura Digital


O sociólogo e doutor em Ciência Política, Sérgio Amadeu, será o curador desta oficina que será realizada no dia 15 de junho. Serão discutidas, das 14h às 18h, a participação da sociedade civil, a relação entre cultura digital e a propriedade intelectual e conceitos como: conteúdo de atividades, bens e serviços culturais.
Blog: http://diversidadedigital.blogspot.com.


Oficina 4: Propriedade Intelectual


A oficina discutirá, no dia 22 de junho, das 14h às 18h, a relação entre propriedade intelectual e cultura digital, a livre circulação de idéias por meio da palavra e da imagem e debaterá conceitos como conteúdo cultural, interculturalidade e indústrias culturais. O curador da oficina será Ronaldo Lemos, da Fundação Getúlio Vargas.


Inscrição nas oficinas: oficinasprevias@gmail.com
Maiores informações: www.cultura.gov.br

Nenhum comentário: