quinta-feira, 21 de junho de 2007

"Cidadão Kane" continua como o melhor filme da história nos EUA


Os anos não passam para "Cidadão Kane", a obra prima de Orson Welles, que mais uma vez liderou a lista dos melhores filmes da história do cinema dos Estados Unidos. O Instituto de Cinema Americano, pela segunda vez nesta década, em seu especial de televisão de três horas, voltou a destacar a qualidade do filme. Com o título "Cem anos, cem filmes, décimo aniversário", o Instituto listou mais uma vez os melhores filmes de todos os tempos.



A lista foi elaborada por um amplo grupo de críticos, historiadores e especialistas, que mantiveram a opinião de seus antecessores e deram o primeiro lugar ao clássico de Welles. Já "O Poderoso Chefão", de Francis Ford Coppola, que há uma década estava em terceiro lugar, superou o clássico romântico "Casablanca", roubando o segundo lugar. Outra mudança entre os 10 primeiros é a subida de "Touro Indomável", de Martin Scorsese, que subiu do 20º para o quarto lugar da lista. "Um corpo que cai", de Alfred Hitchcock, passou da 61ª para a nona colocação. Completam os dez primeiros lugares "Cantando na chuva", em quinto lugar, "E o vento levou", "Lawrence da Arábia e "A Lista de Schindler".


"O Mágico de Oz" ficou em 10º. Num comunicado, o Instituto Americano do Cinema lembrou que "em muitos sentidos", o cinema americano reflete o país e que algumas mudanças se devem ao mercado do DVD, que recupera clássicos talvez esquecidos pelo público Este é o caso de um filme como "Rastros de ódio", considerado um dos maiores clássicos do gênero "western" e um dos mais importantes da filmografia de John Ford e com John Wayne. O filme subiu do 96º para o 12º lugar, graças à sua edição restaurada. Dos filmes da última década, apenas quatro passaram a fazer parte dos 100 melhores da história. São "O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel" (50º), "O resgate do soldado Ryan" (71º), "Titanic" (83º) e "O sexto sentido" (89º).

Nenhum comentário: