segunda-feira, 4 de junho de 2007

Parceria permite a gravação de filme Calígula

Nicola Lama como Calígula



A UniverCidade em parceria com a LMPR Produções realizou a gravação e edição do filme Calígula, o príncipe imoral. O filme, roteirizado e dirigido por Manoel Prazeres, foi todo gravado nas locações da universidade, com os atores do curso de artes dramáticas, Anna Terra, Patrícia Weiss e Nicola Lama. A produção também ficou a cargo de alunos do curso.


A parceria entre o diretor Manoel Prazeres e a UniverCidade começou em no segundo semestre de 2005, quando a professora Helena Varvaki convidou Manoel para escrever o texto da turma que estava se formando. O espetáculo chamado Uma Interdição Habita em Mim, com direção da própria Helena. “Como toda a criação foi feita a partir de depoimentos e improvisações dos atores, acabei por formar uma relação muito intensa com eles”, lembra Manoel. A idéia da peça sobre o imperador romano surgiu a partir da obra criada. “Fiquei com a idéia de que era possível conseguir dos atores a mesma qualidade de apropriação da cena que havíamos conseguido com a Interdição sem que fosse necessário que o tema fosse tão pessoal, quase documentário. Ou seja, o desafio era distanciar tema e a narrativa dos atores sem perder apropriação”.


A UniverCidade emprestou o espaço para os ensaios, uma parceria foi feita entre o diretor e o Laboratório de Produção Televisiva, que colocou a disposição da equipe do filme os equipamentos de gravação e iluminação, bem como equipamento de áudio e ilha de edição para finalização do trabalho.


Calígula surgiu como peça, o vídeo veio como forma de fotografia do processo. “A parceria com o Laboratório de Produção Televisiva é que deu uma forma ao vídeo. Se não tivesse sido assim, provavelmente teria sido uma filmagem muito doméstica que iria nos oferecer pouco material para estudo”.


O filme está pronto, agora é só esperar a hora e o local das exibições.

Nenhum comentário: