quinta-feira, 31 de maio de 2007

NÃO PERCA NO LAURA ALVIM!


SINOPSE DOS FILMES




A COLECIONADORA


(La collectionneuse/The collector)

França, 1967

Adrien viaja para uma pequena cidade à beira do Mediterrâneo, onde aluga uma pequena casa. Está de férias e não quer fazer absolutamente nada. Ele divide o aluguel com seu amigo Daniel e Haydée, uma garota desconhecida que tem uma porção de amantes. Num primeiro momento, tanto Adrien como Daniel não dão muita bola para ela. Mas quando Adrien dá sinais de que está se sentindo atraído, tudo começa a mudar.




AMOR À TARDE


(L’amour l’aprés midi/Love in the afternoon)

França, 1972

Último dos "Seis contos morais" de Rohmer. Frederic leva uma tranqüila vida burguesa: é sócio de um pequeno escritório parisiense e se considera feliz no casamento com Helene, uma professora com quem acaba de ter o segundo filho. Todas as tardes, no entanto, ele sonha com outras mulheres, ainda que sem qualquer intenção de passar do pensamento à ação. Certo dia, Chloe, ex-amante de um grande amigo, aparece no seu escritório. Ela passa a fazer visitas regulares, sempre como amiga. Até o dia em que parte para a sedução, provocando um dilema moral em Frederic.




CONTO DA PRIMAVERA


(Conte de printemps/A tale of springtime)

França, 1990

Jeanne é uma professora de filosofia um tanto temperamental, mas de espírito aberto. Seu noivo está viajando e ela não quer ficar no apartamento dele. Como alugou seu próprio apartamento para um primo, ela termina aceitando o convite de Natasha, uma estudante de música que conheceu numa festa, para dormir na sua casa. Ela se instala no quarto de Igor, o pai de Natasha, que por sua vez passa todas as noites com a namorada. Natasha conta a Jeanne a história do sumiço de seu colar e da suspeita de que a namorada do pai o tenha roubado. Mais tarde, todos se encontram num jantar, na casa de campo de Igor, onde confusões serão desbaratadas e suspeitas, esclarecidas.




CONTO DE INVERNO


(Conte d’hiver/A winter’s tale)

França, 1992

Durante as férias de verão, Felice e Charles mantiveram um romance passageiro, ainda que sério. Uma confusão com os endereços fez com que eles perdessem contato. Cinco anos depois, Felice está morando em Paris, com sua mãe e uma filha, uma lembrança daquele verão. É inverno, o Natal está próximo, e Felice se divide entre o relacionamento com o cabeleireiro Maxence e o intelectual Loic. Mas, na verdade, ela não consegue se comprometer com nenhum dos dois, talvez porque a memória de Charles e a idéia do que poderia ter acontecido se não tivessem perdido contato ainda pairem acima de tudo. Vencedor do Prêmio da Crítica e do Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim de 1992.




CONTO DE OUTONO


(Conte d’automne/Autumn tale)

França, 1998

A viúva Magali, de 45 anos, é uma produtora de vinho no Sul da França. Isabelle, sua melhor amiga, resolve encontrar um novo marido para Magali: põe anúncio num jornal local e até encontra Gérald, um homem decente. No casamento da filha de Isabelle, Magali conhece Gérald. Mas o problema é que na mesma ocasião ela também conhece Etienne, um outro homem. Vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza de 1998.




CONTO DE VERÃO


(Conte d’été/A summer’s tale)

França, 1996

O jovem Gaspard viaja até o balneário francês de Dinard, na Bretanha, para encontrar Lena, a garota por quem está apaixonado. Pouco depois de sua chegada, ele conhece Margot, que trabalha como garçonete na creperie de sua tia. Os dois ficam amigos e passam um longo tempo juntos. Conversando com Margot, Gaspard fala de Lena, mas hesita em contar toda a verdade sobre a natureza do seu relacionamento com ela. Talvez porque ele mesmo já não esteja tão convicto de seu amor.




A ÁRVORE, O PREFEITO E A MEDIATECA


(L’arbre, le maire, et la mediathèque/The tree, the mayor and the mediateque)

França, 1993

Em 1992, o prefeito socialista de uma pequena cidade francesa, com a ajuda de seus contatos em Paris, consegue dinheiro para construir uma grande casa multimídia, que, ele acredita, será a grande vedete de sua administração. Mas o Partido Socialista perde a maioria nas eleições parlamentares. E esse não é o único dos infortúnios que se sucedem, atrapalhando os planos do prefeito e impedindo a construção de sua "mediateca".




A PADEIRA DO BAIRRO


(La Boulangère De Monceau/The Girls At The Monceau Bakery)

França, 1962

Um jovem estudante parisiense se sente atraído por uma garota que ele vê todos os dias na rua, mas não consegue se aproximar dela. Quando finalmente toma coragem para abordá-la, a garota desaparece. Durante várias manhãs, ele resolve fazer plantão, na esperança de encontrá-la mais uma vez. Enquanto espera, ele passa a freqüentar uma padaria, onde compra algumas guloseimas. No cumprimento de seu ritual diário, acaba conhecendo a jovem atendente da padaria. Este é o primeiro filme da série seis contos morais.




A CARREIRA DE SUZANNE


(La Carrière De Suzanne/Suzanne`S Carreer)

França, 1963

bertrand e gillaume são universitários de paris. bertrand observa, sem nada fazer, seu amigo gillaume se aproveitar descaradamente de uma jovem inocente chamada suzanne. ele não sabe a quem despreza mais: suzanne, por se deixar enganar, ou gillaume, por suas atitudes cruéis. quando começa a suspeitar de que suzanne está interessada nele, bertrand não corresponde. na verdade, ele está interessado em outra mulher, sophie, apesar de ela não lhe dar a menor bola. este é o segundo dos seis contos morais de eric rohmer.




O CASAMENTO PERFEITO


(Le Beau Mariage/A Good Marriage)

França, 1982

sabine, uma estudante de artes de 25 anos, está tendo um relacionamento com um homem casado, simon. quando se dá conta de que simon jamais vai deixar sua mulher, sabine decide romper o romance e procurar um homem para se casar. numa festa de casamento, sua amiga clarisse a apresenta a um advogado mais velho, edmond. nesse mesmo instante, sabine decide que edmond será seu marido, mas ele vai embora antes mesmo que possam conversar direito. obcecada com a idéia, sabine passa a telefonar para simon insistentemente, sem fazer idéia de que ele não está nem um pouco interessado em se casar. segundo filme da série comédias e provérbios. indicado ao prêmio césar de melhor roteiro.




MINHA NOITE COM ELA


(Ma Nuit Chez Maud/My Night At Maud’s)

França, 1969

Jean-Louis é um católico devoto que descobre sua parceira ideal, françoise, durante uma missa. ele se encontra com um velho amigo, vidal, que o convida para conhecer sua namorada, a recém-divorciada maud. depois de passarem uma animada noite juntos, discutindo religião e filosofia, vidal volta para casa, deixando jean-louis e maud juntos. terceiro filme da série seis contos morais. foi indicado ao oscar de melhor roteiro e de melhor filme estrangeiro.




NOITES DE LUA CHEIA


(Les Nuits De Pleine Lune/Full Moon In Paris)

França, 1984

Louise, uma jovem que recentemente terminou seus estudos de artes, trabalha como estagiária numa firma de decoração de interiores. ela mora com o namorado rémi, num apartamento num subúrbio de paris. rémi quer se casar, mas louise hesita, pois acredita que vai perder a liberdade. ela começa, então, a passar parte do tempo em seu apartamento no centro de paris, acreditando que sua atitude vai fortalecer a relação. mas as coisas não saem como planejado. entediada com o cotidiano solitário em paris, ela passa a se encontrar com freqüência com um amigo escritor, otávio, ao mesmo tempo que flerta com um jovem músico, bastien. quarto filme da série comédias e provérbios, recebeu cinco indicações ao prêmio césar e venceu o prêmio de melhor atriz (para pascale ogier) no festival de veneza.




O AMIGO DA MINHA AMIGA


(L’ami De Mon Ami/My Girlfriend’s Boyfriend)

França, 1987

último filme da série comédias e provérbios. num subúrbio de paris, blanche, uma jovem balconista, conhece lea, uma técnica em computação. as duas ficam amigas. lea está namorando firme com fabien, mas blanche está sozinha já há algum tempo. quando blanche conhece um belo engenheiro chamado alexandre, apaixona-se instantaneamente. mas depois que lea rompe com fabien, este começa a demonstrar forte interesse por blanche. instala-se a confusão. indicado ao prêmio césar de melhor roteiro e melhor atriz revelação (sophie renoir).




O RAIO VERDE


(Le Rayon Vert/The Green Ray)

França, 1986

delphine, uma secretária parisiense, não sabe o que fazer depois que sua companheira de férias desiste da viagem duas semanas antes da partida. ela não quer viajar sozinha, mas está sem namorado e tampouco tem facilidade para fazer novas amizades. uma velha amiga a leva para cherbourg, mas alguns dias depois, arrependida, delphine volta para paris. ela tenta os alpes, mas também desiste. a terceira e última viagem de delphine é para a praia, onde ela conhece swede, uma amizade que parece promissora. de repente, no entanto, delphine desanima e resolve tomar o trem de volta para paris outra vez. enquanto espera na estação, o olhar de um jovem cruza com o seu, o que vai fazer delphine pensar em ficar. vencedor do leão de ouro no festival de veneza.




QUATRO AVENTURAS DE REINETTE E MIRABELLE


(4 Aventures de Reinette et Mirabelle/ The Four Adventures of Reinette and Mirabelle)

França 1987

Reinette e Mirabelle são duas belas jovens: a primeira mora no campo, a segunda em Paris. Elas se encontram durante as férias de Mirabelle no campo, quando Rinette a ajuda a consertar sua bicicleta e mostra para ela as belezas locais. As duas se entendem tão bem que decidem dividir um apartamento em Paris, já que, em breve, estarão começando os estudos na universidade. Mas não é tão fácil morar junto quando os temperamentos são tão diferentes. Reinette é simples e otimista, enquanto Mirabelle é preguiçosa e baixo-astral.




PAULINE NA PRAIA


(Pauline à la Plage/ Pauline at the beach)


França 1983

Pauline tem 15 anos. Ela parte com sua prima mais velha, Marion, para a costa francesa do Atlântico, onde vão passar as férias de outono. Lá, Marion encontra um velho amigo, Pierre, que se sente muito atraído por ela. Mas Marion prefere ficar com o aventureiro Henri, apesar de saber que a relação não terá futuro. Enquanto isso, Pauline mantém um romance com o adolescente Sylvian. Quando Henri usa Sylvian para se livrar de uma encrenca que arrumou com Marion, acaba estragando o namoro de Pauline. Terceiro filme da série Comédias e provérbios, ganhou o prêmio de melhor diretor e o prêmio da crítica no Festival de Berlim.




A MULHER DO AVIADOR


(La Femme de l’Aviateur/ The Aviator’s Wife)


França, 1980

Certa manhã, François, um funcionário dos correios, resolve fazer uma visita-surpresa à sua namorada Anne, mas vê um homem saindo do apartamento dela e volta para casa. Mais tarde, nesse mesmo dia, quando François pergunta quem era aquele homem, Anne não responde. Ele, na verdade, é um ex-namorado de Anne, um piloto de avião chamado Christian que veio se despedir, pois estava voltando definitivamente para sua mulher. Quando François encontra Christian caminhando na rua com outra mulher, resolve segui-los. No caminho, encontra Lucie, uma estudante de 15 anos de quem fica amigo. Juntos, resolvem decifrar o mistério. Primeiro filme da série Contos e provérbios.




A MARQUESA d'O


(Die Marquise Von O/ The Marquise of O)

França-Alemanha, 1976

A marquise D’O é uma viúva cujo pai comanda uma praça de guerra na Lombardia. Essa praça é tomada de assalto pelos russos. Enquanto os soldados se preparam para violentar a Marquise D’O , um Tenente coronel russo, o Conde F, a resgata levando-a para uma ala do castelo que ainda não havia sido incendiada. Mas, ao chegar lá as intenções do Conde manifestam-se cotrária as expectativas criadas pelo diretor.




O SIGNO DO LEÃO


(Le Signe du Lion/ The Sign of Leo)

França, 1959

Pierre Wesselrin, um músico parisiense, recebe um telegrama informando-o de que sua tia rica morreu. Como ela tinha apenas dois parentes vivos, Pierre pressupõe que herdará sua fortuna, e convida seus amigos para uma festa celebrando a boa notícia. No dia seguinte, Pierre descobre que foi deserdado e que seu primo, que considera um idiota, ficou com toda a herança. Sem um tostão, ele é expulso de seu apartamento, e como seus amigos estão todos em férias ou viajando a trabalho, ele é obrigado a dormir na rua. Primeiro longa-metragem de Rohmer.




O JOELHO DE CLAIRE


(Le Genou de Claire/ Claire’s Knee)

França, 1970

Jerome, um sofisticado diplomata, passa suas últimas férias de solteiro às margens do lago Annecy. Lá, encontra a escritora italiana Aurora, uma velha amiga que alugou um quarto na ampla casa de uma senhora e suas duas filhas adolescentes, Laura e Claire. Aurora chama a atenção de Jerome para o fato de que Laura está flertando com ele, e encoraja um último namoro antes do casamento. Mas na verdade Jerome se interessa por Claire, e desenvolve um desejo obsessivo de acariciar seu joelho. Quinto filme da série Seis contos morais, vencedor da Concha de Ouro do Festival de San Sebastian e indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.




A INGLESA E O DUQUE


(L’Anglaise et le Duc / The Lady and the Duke)

França, 2001

Grace Elliot é uma jovem aristocrata escocesa que vive em Paris durante a Revolução Francesa e teve um romance com o Duque de Orléans, primo do rei da França. O relacionamento dos dois é bastante complicado e, quanto mais os acontecimentos políticos se agravam, mais se torna complexo. Grande defensora da monarquia, Grace não é capaz de conciliar seus sentimentos com as escolhas políticas do duque, partidário da morte do monarca. Esse dilema complica a situação da moça, que corre o risco de ser condenada à guilhotina, acusada de ser espiã da Inglaterra, grande inimiga da Revolução.





SOBRE O DIRETOR




Dos cineastas da Nouvelle Vague francesa, Eric Rohmer talvez seja o de trajetória mais coerente. O rigor formal e o uso constante do mesmo grupo de atores torna seus filmes não apenas fáceis de identificar, mas sobretudo interligados. Não por acaso, Rohmer filmou muitas histórias unidas em blocos temáticos, e uma retrospectiva como esta é a melhor chance de vê-las em conjunto, como uma obra de fato.




Eric Rohmer nasceu Jean-Marie Maurice Scherer, em abril de 1920, na cidade de Nancy, na França. Começou a trabalhar como jornalista. Foi também professor de literatura. Nos anos 1950, passou a freqüentar a Cinemateca de Paris, onde conheceu Jean-Luc Godard, François Truffaut, Jacques Rivette e Claude Chabrol. Logo juntou-se ao grupo que, primeiro na crítica, depois na realização, revolucionou o cinema francês com a Nouvelle Vague.




Ao contrário de Godard e Truffaut, que ganharam reconhecimento instantâneo com seus filmes de estréia (respectivamente Acossado e Os incompreendidos), Rohmer viu fracassar seu primeiro longa, O signo de Leão (1959). Em seguida, porém, deu início à primeira série temática, os Seis contos morais, cujos filmes começaram a solidificar sua reputação como um observador do cotidiano e sutil comentarista dos relacionamentos homem-mulher.




Com o quarto filme dos Contos morais, Ma nuit chez Maud (1969), Rohmer obteve reconhecimento internacional e recebeu duas indicações ao Oscar (melhor filme estrangeiro e melhor roteiro original). Depois de encerrar a série com Amor à tarde [L’amour l’aprés midi] (1972), ele promoveu uma aparente guinada na carreira, dirigindo dois estudos de "filme de época": A marquesa D’O [TDie Marquise Von O] (1976) e Perceval, le galois (1978). Em seguida, deu início à série Comédias e provérbios, à qual se dedicou durante quase toda a década de 1980. Com O raio verde (1986), o quinto capítulo das Comédias e provérbios, recebeu o Leão de Ouro, prêmio máximo do Festival de Veneza.




Nos anos 1990, Rohmer rodou os deliciosos Contos das quatro estações, e em 2001 provocou grande polêmica com A inglesa e o duque, outro filme de época inusitado, uma visão da Revolução Francesa do ponto de vista da nobreza. O filme provou que, aos 80 anos, Rohmer ainda seria capaz de provocar e ousar, sem nunca perder o rigor.

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