quinta-feira, 17 de maio de 2007

ESTRÉIA-"Alpha Dog" conta trajetória de traficante preso no Rio

"Alpha Dog", que estréia no país nesta sexta-feira, é baseado em fatos reais, que acabam parecendo mais improváveis do que a ficção.


O filme, que mudou os nomes dos protagonistas de um drama familiar e policial ocorrido nos EUA em 2000, narra a trajetória de um jovem traficante com o improvável nome de Johnny Truelove (Emile Hirsch). O jovem passa boa parte do tempo drogado com os amigos Frankie (Justin Timberlake), Elvis (Shawn Hatosy) e Tiko (Fernando Vargas).


Um dia, um de seus clientes, Jake Mazursky (Ben Foster), se recusa a pagar uma dívida de pouco mais de 1.000 dólares e, de repente, vira inimigo. Para pressionar Mazursky, a gangue de Johnny sequestra seu meio-irmão, Jack (Anton Yelchin), o qual acaba se aproximando dos sequestradores.


Os acontecimentos que se seguem levaram Truelove, cujo nome verdadeiro é Jesse James Hollywood, a se tornar o mais jovem traficante a entrar para a lista dos procurados pelo FBI.


Ele virou um fugitivo, mas acabou preso, em 2005, no Rio de Janeiro -- onde até formou uma família -- e foi deportado.


Quando Jesse James Hollywood foi detido, o longa do diretor e roteirista Nick Cassavetes ("Diário de uma Paixão") já estava em produção, e ele não quis mudar o final. Apenas um letreiro informa o que aconteceu com o protagonista, que, na ficção, é preso no Paraguai.


Cassavetes tenta dar mais seriedade a um filme que, por natureza, busca sua inspiração em manchetes de tablóides. O longa parece perguntar o tempo todo "onde foi que os pais erraram?".


Bruce Willis é Sonny Truelove, o pai de Johnny, que aparece em diversos momentos sendo entrevistado por um jornalista. Em seu depoimento, tenta elucidar alguns pontos e defender o filho, mas nem o ator parece acreditar no que diz. Sharon Stone é a mãe superprotetora de Jack, uma das poucas personagens a injetar uma certa veracidade a um filme repleto de improbabilidades, mesmo tendo sido inspirado em um história real.

Para ficar em casa: Pequena Miss Sunshine – Jonathan Dayton

Nenhum comentário: