domingo, 20 de maio de 2007

MÚSICA EM CENA: Painel e shows de Lisbeth Scott e Wagner Tiso


Por problemas decorrentes do temporal que atingiu o Rio no dia 09/05, não pude comparecer ao painel do MÚSICA EM CENA - 1º Encontro Internacional de Música de Cinema “O Processo de Concepção da Música de Cinema”, que segundo os presentes foi muito interessante. Mas hoje estive na PUC - RJ para acompanhar o painel que deu seguimento ao do dia 08/05, que tratou do mesmo tema - "A Importância da Música na Narrativa Cinematográfica". Novamente presentes, João Máximo, Cacá Diegues e Marcus Viana. Desta vez a coordenação dos trabalhos ficou a cargo de David Tygel, um dos raros compositores brasileiros que se dedica exclusicamente às trilhas sonoras. Juntando-se ao grupo de discussões, o consagrado ator de TV e cinema, José Wilker.


Para exemplificar a importância da Música na narrativa cinematográfica foram projetados trechos de filmes como 2001 - Uma Odisséia no Espaço e La Nave Va. Os presentes fizeram várias perguntas aos painelistas, com temas tão variados quanto o processo de criação da música, a influência do diretor no trabalho do compositor, a evolução da trilha sonora desde os trabalhos dos veteranos da Golden Age até os dias de hoje, a crescente edição de trilhas antigas em CD, etc. Foi interessante comparar as opiniões contrastantes dos painelistas, em razão de sua área de atuação. Mais uma vez presente na platéia, o veterano compositor Remo Usai recebeu uma merecida homenagem pelo seu importante e infelizmente não reconhecido trabalho.


Mas o painel, encerrado com a exibição do filme Olga (trilha de Marcus Viana), foi apenas a primeira atividade do dia. À noite, no Canecão Petrobras, ocorreu um grande show com a cantora, pianista e compositora norte-americana Lisbeth Scott, um dos maiores compositores brasileiros do cinema, Wagner Tiso, e seus convidados Tony Garrido e Elba Ramalho.

Mas quem conquistou mesmo a platéia foi Lisbeth Scott, com sua beleza, simpatia e principalmente talento. Em sua apresentação de uma hora, que abriu o show, ela interpretou várias de suas canções ouvidas em filmes como As Crônicas de Nárnia, Cruzada e A Paixão de Cristo. Sua interpretação de "Remembering Munich", da trilha de Munique, composta especialmente para ela por John Williams, foi emocionante. Lisbeth compôs as letras da música em quatro idiomas, a pedido do diretor Steven Spielberg. Um trecho da interpretação desta canção pode ser conferido AQUI.


Infelizmente não pude acompanhar a apresentação de Wagner Tiso até o fim, pois tive a rara oportunidade de encontrar com Lisbeth nos bastidores. Nem pensei duas vezes para falar novamente com ela, após o painel do dia 08/05, e pedi-lhe que autografasse o CD que comprara no saguão. A conversa foi rápida, mas suficiente para que eu lhe desejasse muito sucesso e dissesse que ela era a artista mais doce que já conhecera. Pode ser impressão minha, mas acho que ela estava um pouco ruborizada enquanto autografava o disco. Seja como for saí do Canecão feliz, com meu CD autografado e a certeza de que o MÚSICA EM CENA, de fato, está sendo uma experiência única.


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