domingo, 29 de abril de 2007

Os míticos estúdios Cinecittà completam 70 anos


Os míticos estúdios de cinema Cinecittà, de Roma, completam neste sábado 70 anos de existência.Situados a alguns quilômetros do centro histórico de Roma, foram inaugurados com grande pompa em 28 de abril de 1937 pelo ditador Benito Mussolini.


O imenso complexo do Cinecittà (em italiano, Cidade do Cinema) foi criado para competir com Hollywood, nos anos 1950 os cineastas americanos acabaram transformando-o em sua "Hollywood às margens do Tiber".A década de 1960 foi sua Idade do Ouro, com as filmagens de "Ben Hur", de William Wyler (1958), e "Quo Vadis", de Mervyn LeRoy (1949).


Entre os italianos, Federico Fellini foi o diretor mais fiel aos estúdios, que escolheu para rodar, entre outros, "La Dolce Vita" (1960).Nos anos 1970 e 1980, o sucesso das produções para televisão levou o Cinecittà a viver uma grave crise.


Foi preciso esperar até 2002, cinco anos depois de sua privatização quase total, para que voltasse a seu esplendor, graças ao diretor americano de descendência italiana, Martin Scorsese, que gravou lá "Gangues de Nova York".


Atualmente está em estudo um projeto para criar um Centro Nacional de Cinematografia no complexo, informou neste sábado ao jornal Il Messaggero o presidente da Cinecittà Holding, Alessandro Battisti.

Nenhum comentário: