domingo, 1 de abril de 2007

CONFIRA !! Odeon BR: Como foi a estréia do Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade", dia 23 de Março...



Histórias reais de diversas partes do mundo, contadas de diversas maneiras, estão ao alcance do espectador no festival de documentários “É tudo verdade”, em cartaz até domingo no Rio e em São Paulo. Um artista que escolhe as galerias subterrâneas do Rio Tietê como espaço para a arte e a guerra e as visões de um menino são alguns dos temas que ganham as telas no festival, este ano, com 141 filmes, entre produções nacionais e estrangeiras.

O diretor e fundador do festival, Amir Labacki, diz que “as pessoas achavam que o documentário trazia a verdade absoluta, com a voz de Deus apresentando para ela. Quando você fala ‘É tudo verdade’, você mostra a multiplicidade das verdades".

O festival também promove mostras paralelas, uma delas,"Estado das Coisas", seleção de filmes de países diversos. documentários resgatam fatos que tiveram grande repercursão no noticiário mundial nos últimos anos, sempre com a promessa de contar a história sob um olhar original.
Um dos filmes, "Atentado as torres gêmeas", mostra, após seis anos do atentado de 11 de setembro, o olhar de seis mulheres que perderam os maridos. Outro trabalho interessante trata da tragédia da família de Michelle Basselet, presidente do Chile, em seu país. Já o curta "Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba", traz imagens raras recuperadas cinqüenta anos depois.

A abertura da mostra “É Tudo Verdade” contou com presenças ilustres do cinema, como Sandra Werneck, Lúcia Murat, com o jornalista Zuenir Ventura e o secretário de Cultura, Luís Paulo Conde. Todos fãs de documentários, estavam ansiosos para assistir à abertura do festival, com o filme do cineasta João Moreira Salles, "Santiago".

Esta saudável combinação. O evento propiciou também um saudável encontro entre cineastas consagrados e jovens revelações. A novata Martina Rupp, por exemplo concorreu e ganhou espaço na categoria 'Foco Latino Americano", com seu primeiro documentário "Caroneiros", contando a história de dois fusquinhas que percorrem diversas cidades descobrindo um pouco da identidade latino-americana.

Hoje, um terço das estréias nacionais são documentários, e o festival não apenas lança uma nova safra de filmes e de documentaristas, o que é mais um sinal de vigor. Andrucha Waddington, Vladimir Carvalho e Mathias Mariani realizam hoje no Odeon um debate sobre o tema "documentários" às 19h.


Confira a programação: www.etudoverdade.com.br

Nenhum comentário: