domingo, 29 de abril de 2007

Filme alemão vence no Hot Docs, que exibe quatro brasileiros


O filme alemão "Losers andWinners" recebeu nesta sexta-feira o prêmio de melhor documentáriointernacional no festival Hot Docs de Toronto, a mais importantecompetição de documentários da América do Norte e uma das maiores domundo.Este ano o festival deu uma atenção especial ao documentáriobrasileiro.


Foram exibidos quatro filmes: "Atos dos homens" (KikoGoifman), "O fim e o princípio" (Eduardo Coutinho), "Olharestrangeiro" (Lúcia Murat) e "Santiago" (João Salles).O prêmio especial do júri na categoria de documentáriointernacional fou para o longa-metragem americano "Without theKing".


O melhor média-metragem (30 a 59 minutos de duração) foi parao canadense "Forgiveness: Stories for our time". "Man Up" (EUA) foio melhor documentário em curta-metragem."Losers and Winners", dirigido por Ulrike Franke e MichaelLoeken, reflete o impacto das mudanças econômicas e sociais daglobalização numa fundição alemã, desmontada para ser levada àChina.


Já "Without a King", de Michael Skolnik, mostra a situação socialda Suazilândia, a última monarquia absoluta da África.O Hot Docs começou dia 20 de abril e termina no domingo. Ofestival celebra este ano sua 14ª edição, com 129 documentários detodo o mundo.


Uma das atrações foi o canadense "Manufacturing Dissent", umolhar crítico sobre as técnicas utilizadas pelo diretor americanoMichael Moore, autor de "Farenheit 11 de setembro" e "Tiros emColumbine", pelo qual ganhou um Oscar.

Nenhum comentário: